quinta-feira, 14 de junho de 2012

PILARES DE NOSSA FÉ


PILARES DE NOSSA FÉ








Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.
(Provérbios 22:28)



Adventistas Históricos de Imperatriz/MA



INTRODUÇÃO: Minha intenção através deste estudo é o de ajudar os meus irmãos a compreenderem de forma mais clara as verdades que envolvem a nossa verdadeira historia como povo do advento. Bem como as nossas crenças fundamentais que uma vez foram dadas por Deus aos nossos pioneiros, através do estudo da palavra, da oração e da revelação.
Antes de darmos prosseguimentos convido você a fazermos uma profunda reflexão nas perguntas que seguem:
1.      Teria a profetiza Ellen White, uma visão diferente dos pioneiros e fundadores do movimento Adventista, com relação à Trindade?
2.      É verdade que os pioneiros adventistas sempre creram em uma trindade, porem diferente da trindade católica?
3.      Se os pioneiros criam em uma trindade, porque somente depois de 87 anos, a mesma foi incluída “extra oficial” no Conjunto Doutrinário da igreja em 1931?
4.      Se a trindade é uma doutrina bíblica, porque deixaram passar 136 anos, para só então oficializá-la em 1980?
5.      Não é estranho que esta doutrina tenha sido implantada no Adventismo, somente após a morte dos nossos Pioneiros, incluindo Elena White, que dormiu no Senhor em 1915?
6.      Ellen White teve centenas de revelações e visões. Porque não teve nenhuma visão para revelar que os Pioneiros, “incluindo seu esposo Thiago White” estavam errados em combater a doutrina da trindade, e que os Year-Books estavam ensinando heresias?
7.      Se a trindade é doutrina genuinamente bíblica, porque a Igreja Adventista do Sétimo Dia em Israel não possui essa doutrina em seus princípios fundamentais?
8.      Porque até o logotipo da igreja em Israel é diferente, isto é: Sem a cruz?

Estas e outras perguntas serão respondidas neste estudo.

O FIRME ALICERCE DE NOSSA FÉ


“Muitos de nosso povo não reconhecem quão firmemente foram lançados os alicerces de nossa fé. Meu esposo, o Pastor José Bates, o Pai Pierce, o Pastor [Hiram] Edson, e outros que eram inteligentes, nobres e verdadeiros, achavam-se entre os que, expirado o tempo em 1844, buscavam a verdade como a tesouros escondidos. Reunia-me com eles, e estudávamos e orávamos fervorosamente. Muitas vezes ficávamos reunidos até alta noite, e às vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra. Repetidas vezes esses irmãos se reuniram para estudar a Bíblia, a fim de que conhecessem seu sentido e estivessem preparados para ensiná-la com poder. Quando, em seu estudo, chegavam a ponto de dizerem: "Nada mais podemos fazer", o Espírito do Senhor vinha sobre mim, e eu era arrebatada em visão, e era-me dada uma clara explanação das passagens que estivéramos estudando, com instruções quanto à maneira em que devíamos trabalhar e ensinar eficientemente. Assim nos foi proporcionada luz que nos ajudou a compreender as passagens acerca de Cristo, Sua missão e sacerdócio. Foi-me tornada clara uma seqüência de verdades que se estendia daquele tempo até ao tempo em que entraremos na cidade de Deus, e transmiti aos outros as instruções que o Senhor me dera”. (Mensagens Escolhidas I – pág. 206 – 207)
“Durante todo o tempo eu não podia compreender o arrazoamento dos irmãos. Minha mente estava por assim dizer fechada, não podia compreender o sentido das passagens que estudávamos. Esta foi uma das maiores tristezas de minha vida. Fiquei neste estado de espírito até que nos fossem tornados claros todos os pontos principais de nossa fé, em harmonia com a Palavra de Deus. Os irmãos sabiam que, quando não em visão, eu não compreendia esses assuntos, e aceitaram como luz direta do Céu as revelações dadas”. (Mensagens Escolhidas I – pág. 207)
“Os pontos principais de nossa fé, da maneira como os mantemos hoje em dia, foram estabelecidos firmemente. Um ponto após o outro foi claramente definido, e todos os irmãos entraram em harmonia”. (EGW, ‘Estabelecendo o fundamento de Nossa Fé’ Manuscript 135, 1903, pages 1-3. Typed Nov. 4, 1903).
“Deus nos tem dado [a mim e a meu esposo] um testemunho o qual alcançará os corações. Ele tem aberto diante de mim muitos canais de luz, não somente para meu beneficio, mas para o beneficio do seu povo em geral. Ele também tem dado ao meu esposo grande luz sobre assuntos da bíblia, não para si apenas, mas para outros”  (Testemunho para a Igreja, III – 85). 
Nota: Thiago White foi eleito Presidente da Associação Geral por três vezes. De: (1865 a 1867) (1869 a 1871) (1874 a 1880). Totalizando dez años de liderança. Nenhum outro líder na historia do Adventismo foi eleito por três vezes Presidente.

DECLARAÇÃO DA PENA INSPIRADA:

 Como me alegro quando leio os seus artigos na Review - tão excelentes, tão repletos de verdade espiritual! Dou graças a Deus por eles. Sinto forte simpatia pelo Pastor Smith, e creio que seu nome deve sempre aparecer na Review, como redator principal. Assim Deus deseja. Quando, alguns anos atrás, seu nome foi colocado em segundo lugar, senti-me ferida. Quando de novo foi colocado em primeiro lugar, chorei, e disse: "Graças a Deus!" Oxalá fique sempre ali, como Deus deseja que continue, enquanto a mão direita do Pastor Smith puder empunhar uma pena. E quando faltar o poder de sua mão, que seus filhos escrevam, ditando-lhes ele”. (Mensagens Escolhidas II – 225).


                                                   OS PIONEIROS E A TRINDADE

J.N.ANDREWS: A doutrina da Trindade, a qual foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nicéia em 325 d.C. Essa doutrina destrói a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. As medidas infames pelas quais foi imposta à igreja, as quais aparecem nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonhaReview and Herald, 6 de Março de 1855, vol. 6, nº24, pág.185, par. 34.
Nota: em 325 foram estabelecidos os fundamentos, mas somente em 381 em Constantinopla a doutrina da Trindade foi oficializada pelos Bispos de Roma.

J.N.LOUGHBOROUGH: "A doutrina da trindade foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração das imagens, a guarda do dia do sol que é a doutrina persa remodelada.  (Review & Herald, vol. 18, page 184, par. 1-11---November 5, 1861)

TIAGO WHITE: A grande falta que podemos encontrar na Reforma é, que os Reformadores pararam de reformar. Se eles tivessem continuado em frente, até terem deixado para trás o último vestígio do papado, tal como a imortalidade natural, o batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros anti-escriturísticos (Review and Herald , 7 de Fevereiro de 1856)

R.F.COTTREL: "Acreditar na doutrina da trindade não é mais que uma evidência do mal como a intoxicação do vinho com que as nações se embebedaram. O fato é que essa foi uma das principais doutrinas, senão a mais importante com que o bispo de Roma foi exaltado ao papado, o que não diz muito a seu favor." (The Trinity,” Review & Herald, July 6, 1869)

URIAH SMITH: “As escrituras em parte alguma falam de Cristo como um ser criado, mas claramente afirmam que Ele foi gerado pelo Pai. (ver comentários a Apoc. 3:14, onde demonstramos que Cristo não é um ser criado). Mas conquanto, como filho gerado, não possua com o Pai uma co-eternidade de existência pretérita, o começo da sua existência é anterior a toda a obra da criação, em relação à qual Ele foi criador juntamente com Deus. João 1:3; Heb. 1:3. ... O próprio Cristo declara que como o Pai tem vida em Si mesmo, assim deu ao Filho ter vida em Si mesmo” . João 5:26. (Uriah Smith, 1913).

WILLIE (GUILHERME) WHITE (filho de Ellen White). “As declarações e os argumentos dos nossos ministros em seu esforço para provar que o Espírito santo era um individuo como é Deus o Pai e Cristo o eterno Filho, tem me deixado perplexo e algumas vezes eles me tem entristecido”. (James White, Carta ao Pastor H. W. Carr, 30 de abril de 1935).

Nota: Os doutores em Teologia da IASD afirmam que as revelações dadas por Deus a respeito das doutrinas são progressivas, sendo assim, poderiam ser mudadas. Se isso é verdade, por que Ellen White escreveu que nenhum alfinete deveria ser mudado, daquilo que Deus tinha revelado aos pioneiros nos últimos 50 anos?

“... Nenhum alfinete deve ser removido no que o Senhor estabeleceu ... Nós encontraríamos segurança em menos do que o Senhor nos tem dado nesses últimos cinqüenta anos?” (Review and Herald, 5 de maio de 1905.
Aqueles que procuram remover os velhos marcos, não estão retendo firmemente; eles não estão se lembrando de como receberam e ouviram. Os que tentam introduzir teorias que removeriam os pilares de nossa fé quanto ao santuário ou quanto a personalidade de Deus ou de Cristo, estão agindo como cegos. Estão procurando introduzir incertezas e deixar o povo de Deus a mercê das ondas, sem uma âncora”. (Manuscript Release 760, pág. 9 e 10 – Meditações Matinais 1999, pág. 235).

“Deus me tem dado luz concernente a nossos periódicos. Que luz é esta? – Ele tem dito que os mortos devem falar. Como? – Suas obras os seguirão. Devemos repetir as palavras dos pioneiros em nosso trabalho, os quais conheceram o que custa procurar pelas verdades como há tesouros escondidos, e que trabalharam para assentar os fundamentos de nossa obra. Eles avançaram passo a passo sobre a influência do Espírito de Deus. Um por um estes pioneiros estão morrendo. A palavra dada a mim é: Que aquilo que estes homens escreveram no passado seja reproduzido”. (Adventist Review and Sabbath Herald, May 25, 1905, pag. 21).
Quando um homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou Seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência”. (24 de Maio de 1995 – Manuscript Release  Vol. 1, pág. 55).
Quando o poder de Deus testifica o que é verdade, a verdade deve permanecer para sempre verdade... A verdade para este tempo, Deus nos tem dado como fundamento de nossa fé. Ele mesmo nos tem ensinado o que é verdade... E enquanto as Escrituras são a palavra de Deus, e devem ser respeitadas, será um grande erro se sua aplicação mover um pilar do fundamento que Deus tem sustentado estes 50 anos. Aquele que faz tal aplicação não conhece a maravilhosa demonstração do Santo Espírito. Que deu poder e força às mensagens do passado que tem vindo ao povo de Deus”. (Ellen White, A Call to the Watchmen, pág. 14,15).
“Que ninguém procure arrancar os fundamentos de nossa fé, os fundamentos que foram postos no começo de nosso trabalho pelo estudo da palavra, com oração, e pela revelação. Sobre estes fundamentos temos construído nos últimos 50 anos. Os homens podem supor que tem encontrado um novo caminho e que podem por um fundamento mais forte do que aquele que foi posto. Porém, isto é um grande engano. Outro fundamento o homem não pode colocar do que aquele que tem sido posto”. (Testemunho para Igreja 8, pág. 296 – 297; 1903).


“O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra nestes últimos cinqüenta anos seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa. O sábado seria, naturalmente, menosprezado, como também o Deus que o criou. Coisa alguma se permitiria opor-se ao novo movimento. Ensinariam os líderes ser a virtude melhor do que o vício, mas, removido Deus, colocariam sua confiança no poder humano, o qual, sem Deus, nada vale. Seus alicerces se fundariam na areia, e os vendavais e tempestades derribariam a estrutura”. (Ellen White, Mensagens Escolhidas I  pág. 204).

VEJA O QUE ESTÃO DIZENDO OS LÍDERES DA NOVA ORGANIZAÇÃO AOS NOSSOS IRMÃOS:

A Trindade Adventista é totalmente diferente da Trindade Católica, não cremos da mesma forma, afirmam os professores da teologia. Mas se compararmos as formas de crer, se encontra apenas uma única diferença:


I-      A Igreja Católica crer e ensina que o Espírito Santo é uma emanação do Pai e do Filho, ou seja, originou-se do Pai e do Filho.
II-     A I.A.S.D. crer e ensina que, o Espírito santo é Deus existente por si mesmo. Fora isto, não existe nenhuma outra diferença. Tanto uma quanto a outra crêem e ensinam que o Espírito Santo é: um ser pessoal e independente do Pai e do Filho é Deus sobre tudo, digno de honra, louvor e adoração.

O CATECISMO CATOLICO X MANUAL DA I.A.S.D

O CATECISMO CATOLICO: A igreja estudou este mistério com grande solicitude e depois de 4 séculos de investigações decidiu expressar a doutrina deste modo: NA UNIDADE DA DIVINDADE, HÁ TRES PESSOAS -  o Pai, o Filho e o ESPIRITO SANTO – realmente distinta uma da outra. Assim nas palavras do credo de Atanásio (Bispo de Roma) o Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus (existentes por si mesmos) e, no entanto não são três deuses, mas um só Deus. (Catecismo Católico de Hoje, Pág. 12).
MANUAL DA I.A.S.D: Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito santo, uma unidade de três pessoas co-eternas. (...) (Manual da igreja, Pág. 9)
Nota: Como se pode notar não há grande diferença na forma de crer, exceto aquela já apresentada. Muda um pouco o rotulo, mas o conteúdo continua o mesmo.

LIVROS DE UMA NOVA ORDEM

Na edição Australiana da revista Sinais dos Tempos, da I.A.S.D. encontramos o seguinte: “Nós te adoramos e te amamos Pai Celestial, pelo que tu és. Jesus nós te adoramos e idolatramos por tornar-se nosso irmão. Espírito Santo, nós te adoramos e te amamos também, porque tornastes tudo real para nós”. (Graeme Loftus Of The Time May, 2006).
Dentre outras coisas no livro a Trindade na pág. 307 – diz: Parece lógico que o povo de Deus possa orar diretamente ao Espírito santo e adorá-lo.
- A quem Jesus nos ensinou dirigir-nos em oração?  “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6:6) (...A fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (João 15:16).
“A oração é o abrir do coração a Deus como um amigo, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e sempre orem com o coração agradecido. Quando Jesus andou na terra, ensinou aos seus discípulos como deviam orar. Instruiu-os a apresentar suas necessidades diárias a Deus e lançar sobre Ele todos os seus cuidados”. (Caminho a Cristo – 93, 97).
- Quantas pessoas são adoradas no céu, pelos anjos?
- Quantas pessoas os salvos adorarão na eternidade?
Porque esta escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e a Ele só prestarás culto. (Mateus 4:10).
Os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em Espírito e em verdade. (João 4:23).
Disse o anjo do Senhor a João: É a Deus que deves adorar. (Apocalipse 19:10 e 22:9).
“E ouvi toda a criatura no céu, na terra, no mar, e todos os seres que nele vivem proclamarem: Aquele que esta assentado no trono e ao Cordeiro pertence o louvor e a honra, a glória e o domínio pelos séculos”. (Apocalipse 5:13).

Unicamente Pai e Filho Devem Ser Exaltados (the Youth’s Instructor, 7 de julho de 1898) (Meditação Matinal: Filhos e Filhas de Deus, Pág. 58).
Leia: Historia da Redenção Pág. 22,25,31,421,422.
Nota: Não existe na bíblia ou nos Testemunhos nenhum ensino, que devemos adorar um Deus trino “Somos ensinados a adorar unicamente a Deus o Pai e seu Filho Jesus, porque assim o Pai o quis. Foi o pai que diante de todos os anjos conferiu honra ao Filho” (Patriarcas e Profetas 36).

Agora veja o tamanho da blasfêmia do pastor Jose Carlos Ramos, doutor em ministério pela Universidade de Andrews no seu livro A Igreja em Perigo, pág. 33.
A dedução lógica desse fato é que o atual movimento dissidente que nega a Trindade, é este sim, um movimento apostata, pois reassume uma posição antiga da Igreja, anterior à subseqüente revelação de Deus a ela mediante as circunstancias envolvidas com os eventos de 1888 e com a crise Panteísta de Kellogg.
A dissidência antitrinitariana é no mínimo um retrocesso na fé.
Analise o que escreveram os professores da Universidade Andrews no livro a Trindade Pág. 221. (os pontos de vista da Igreja finalmente mudaram porque os Adventistas [LIDERES] chegaram a uma compreensão diferente da Evidencia da bíblia).
Nota: Não quero de forma alguma subestimar a sua inteligência, para explicar o que certamente você já entendeu. Porque para um bom entendedor meia palavra basta. Mais vamos analisar algumas declarações feitas pelos mestres da teologia Adventista.
1. O professor Jose Carlos Ramos chama de dissidentes, outros chamam de hereges, aqueles que não crêem na trindade.
2. Ele afirma que o movimento que nega a trindade é apostasia, porque reassume uma posição antiga da igreja (Adventista).
3. Ele afirma que a dissidência antitrinitariana é no mínimo um retrocesso na fé.
Agora pergunto:
- Teria Deus fundado o movimento Adventista já na apostasia?
- Porque é isto que ele esta afirmando. De 1844 até 1931, quando extra-oficial, a trindade foi incluída nas crenças fundamentais, a igreja Adventista era um movimento apostata?
- A IASD só deixou de ser uma igreja apostata, porque adotou a trindade, doutrina central da fé Católica, oficializada em 1980?
- É correto colocarmos a compreensão humana, acima das Evidencias da Bíblia?
- As Evidencias da Bíblia devem ser ignoradas?
- A compreensão e dedução dos homens devem ser colocadas acima das revelações de Deus, contidas na Bíblia e nos testemunhos? O que você acha?
Agora analise a declaração do então professor de historia da Igreja na Universidade de Andrews; George R. knight: A maioria dos fundadores do Adventismo do Sétimo Dia não poderiam unir-se a Igreja se tivessem que concordar com as 27 crenças fundamentais da denominação. (hoje são 28).
Com especialidade a crença nº 2, que trata da doutrina da Trindade. (3 pessoas – 1 só Deus). A crença nº 4, que afirma a eternidade e a divindade de Jesus (como um Deus existente por sim mesmo) e a crença nº 5, que trata da personalidade do Espírito Santo, (o Deus Espírito Santo, existente por si mesmo e co-eterno com o Pai).

Agora pergunto: Quem está certo, os pioneiros que eram 100% Antitrinitarianos ou a nova organização 100% Trinitariana? Se os pioneiros ressurgissem do pó não se congregariam na nova organização Adventista, é o que diz o professor de teologia, e ele esta certo! Os pioneiros passariam a se congregar separados; disto não tenhamos duvidas.
A pergunta que faço é:
- Com quem você se congregaria, com os pioneiros ou com a nova organização que mudou as doutrinas?
“Como um povo, devemos estar firmes sobre a plataforma da verdade eterna, que resistiu a todas as provas. Devemos ater-nos aos seguros pilares da nossa fé. Os princípios da verdade que Deus nos revelou, são os nossos únicos fieis alicerces. Eles é que fizeram de nós o que somos. O correr do tempo não lhes diminuiu o valor.
É constante esforço do inimigo, remover essas verdades de seu engaste, colocando em seu lugar teorias espúrias. Ele introduzirá tudo que lhe seja possível, para levar a cabo seus desígnios enganadores. O Senhor, porem, suscitará homens de aguda percepção que darão a essas verdades seu devido lugar no plano de Deus” (Mensagens Escolhidas I – 201).
Lembre-se: Ninguém será salvo crendo em uma mentira, mesmo que o faça com sinceridade.

MENSAGEM PARA REFLEXÃO

“Os que têm oportunidade de ouvir a verdade, mas não se esforçam para ouvi-la ou compreende-la, pensando que, se não a ouvirem não serão responsáveis, serão considerados culpados perante Deus, como se a tivessem ouvido e rejeitado. Não haverá desculpa para os que preferem continuar no erro, quando poderiam compreender o que é verdade. Em seu sofrimento e morte Jesus fez expiação por todos os pecados de ignorância, mas não foi tomada nenhuma providencia para a cegueira voluntaria. Não seremos responsáveis pela luz que não atingiu nossa percepção. Mas pela luz que resistimos e que rejeitamos”. (Eventos Finais 187).

“Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.
Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos” (Jeremias 6:16 e 17)


adventistashistoricosimperatriz@hotmail.com

99 9131 1420
A.Filho.

Você compreendeu essa mensagem? Fique a vontade! Compartilhe, copie e passe adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário